Câncer de Pele: Como Identificar os Principais Sinais de Alerta

Câncer de Pele: Como Identificar os Principais Sinais de Alerta


O câncer de pele é uma doença dermatológica que no Brasil representa 30% dos casos de câncer. Esta doença dermatológica ocorre devido ao crescimento descontrolado das células, principalmente por causa da exposição à radiação ultravioleta (UV), proveniente do sol e de técnicas de bronzeamento artificiais.

A prevenção do câncer de pele deve ser feita através do uso de protetores solares com fator FPS 50 e evitar a exposição ao sol durante os períodos de maior incidência de radiação. O paciente também deve procurar pela orientação de uma dermatologista. Além disso, no verão, adultos e crianças devem utilizar o protetor solar quando estiverem fora de casa. Isso também evita irritações na pele e queimaduras devido a exposição ao sol.

Ao procurar pela dermatologista no ES, você vai ser orientado(a) sobre todas as medidas de proteção ao câncer de pele. Geralmente, os primeiros sintomas da doença são manchas ou nódulos avermelhados na pele, lesões avermelhadas ou rosadas, pintas ou manchas que mudam de cor (marrom, vermelho ou branco), dentre outros sintomas. A avaliação inicial com a dermatologista é essencial!

Principais conclusões

  • O câncer de pele é uma doença comum no Brasil. De todos os casos oncológicos registrados no país durante o período de um ano, 30% estão relacionados com esta doença.
  • Alguns sintomas desta doença, são: feridas na pele que sangram facilmente, lesões avermelhadas ou rosadas, melanoma, coceira frequente na região das manchas, manchas que aparecem ou mudam de área, dentre outros sintomas.
  • Diferentemente da hanseníase, também conhecida como lepra, que é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae, o câncer de pele exige tratamento específico e deve ser evitado com o uso do filtro solar e a menor exposição à radiação UV.

Quais são os principais sinais de alerta de câncer de pele?

Alguns sinais de alerta do câncer de pele podem aparecer nos estágios iniciais da doença. Sinais como coceira, dor ou sensibilidade em uma mancha ou lesão na pele podem ser percebidos pelo paciente. Estar atento a estes sinais e buscar por avaliação médica ao perceber qualquer alteração na pele é fundamental, pois o diagnóstico precoce melhora muito as chances de cura.

Além disso, a exposição frequente e sem proteção aos raios ultravioleta (UV) do sol também pode ser um fator decisivo para o surgimento e evolução da doença. Outros sinais como o melanoma, que caracteriza-se por pintas ou manchas que mudam de cor com bordas irregulares, também é um outro alerta para o desenvolvimento da doença.

Neste caso, quando surgirem os primeiros sinais de manchas na pele, coceiras, irritações e desenhos na pele com bordas irregulares, o seu médico dermatologista deve ser consultado imediatamente. A melhor forma de prevenção do câncer de pele está no hábito do uso do filtro solar nos dias de radiação intensa e também passar por avaliação inicial com a dermatologista quando você perceber os primeiros sinais de alerta da doença.

Quais são os tipos de câncer de pele?

As principais características do câncer de pele, como mencionado anteriormente, são manchas na pele vermelhas ou manchas que mudam de cor, melanoma e coceira frequente na região das manchas. Entretanto, existem tipos específicos de câncer de pele que requer cuidados específicos. Confira!

  • Carcinoma Basocelular (CBC): É o tipo mais comum e menos agressivo. Geralmente aparece como uma mancha ou nódulo na pele, frequentemente em áreas expostas ao sol, como o rosto, pescoço e mãos.
  • Carcinoma Espinocelular (CEC): Este tipo é mais agressivo que o CBC e pode se espalhar para outras partes do corpo. Pode se apresentar como uma ferida que não cicatriza ou uma mancha escamosa.
  • Melanoma: É o tipo mais perigoso de câncer de pele. O melanoma se origina nos melanócitos, as células responsáveis pela pigmentação da pele. Pode se manifestar como uma mudança em uma pinta existente ou como uma nova lesão. O melanoma tem maior potencial de metastatizar (espalhar-se) para outras partes do corpo. 

aplicações estéticas Laser Lavieen

Como é feito o tratamento e a prevenção do câncer de pele?

A prevenção do câncer de pele é feita com o uso de filtros solares FPS 50 e a diminuição da pele a exposição às faixas de raio ultravioleta do sol UV-A (320 a 400 nm) e UV-B (280 a 320 nm) que contribuem com o desenvolvimento da doença. Além disso, o tratamento do câncer de pele pode envolver a realização de cirurgia, radioterapia, terapia direcionada, dentre outras estratégias.

  • Cirurgia: É o procedimento mais comum, em que o cirurgião remove o tumor junto com uma margem de pele saudável ao redor para garantir que todas as células cancerígenas sejam eliminadas.
  • Radioterapia: Indicado para cânceres que não podem ser removidos cirurgicamente ou para pacientes que não podem se submeter a uma cirurgia. A radioterapia utiliza radiação para destruir as células cancerígenas e é especialmente usada em áreas de difícil acesso.
  • Terapia direcionada: Utilizada para tratar melanomas com mutações genéticas específicas. Medicamentos como vemurafenibe e dabrafenibe têm como alvo as proteínas mutadas e bloqueiam seu crescimento.

Qual a importância do uso do filtro solar?

Dra. Lilian Dermatologista em Vitória - ES

O filtro solar FPS 50 atua como um inibidor da ação dos raios ultravioleta UV-A e UV-B. Os filtros solares devem ser utilizados diariamente e principalmente no verão, onde a incidência UV é mais intensa. Além disso, o protetor solar deve ser um item essencial utilizado por adultos e crianças para evitar manchas na pele e queimaduras provocadas pela radiação dos raios solares.

Com a utilização periódica do protetor solar, ele se torna um aliado importante contra o câncer de pele. Filtros solares são vendidos em várias marcas! Para saber qual é o protetor solar ideal para a sua pele marque uma consulta com a nossa dermatologista no ES e passe por uma avaliação inicial.

A sua pele merece ser tratada com a melhor profissional dermatologista em Vitória, onde você recebe orientações sobre quais são os cuidados que devem ser tomados durante todo o ano para evitar doenças dermatológicas.

Confira as dicas de como utilizar o protetor solar:

Pela manhã, lave o rosto e passe o protetor: Passe o protetor solar FPS 50 todas as manhãs ao acordar. Para isso, lave o rosto com sabonete neutro e aplique sobre a pele o protetor solar. Não é apenas no verão que devemos utilizar o filtro solar! Ele é necessário em todas as épocas do ano, uma vez que a radiação UV está presente até em dias nublados.

Reaplique o protetor durante o dia: Para garantir a proteção que a sua pele merece, reaplique o protetor solar pelo menos duas vezes ao dia e lave o rosto para a aplicação. Isso ajuda com que a sua pele esteja protegida durante todo o dia, uma vez que uma única aplicação do filtro solar dura em média de 2 a 3 horas.

Por que consultar a sua dermatologista periodicamente?

A prevenção do câncer de pele começa na consulta com a dermatologista na avaliação inicial! Ela é a profissional capacitada para avaliar os sintomas desta doença em sua pele, propor exames específicos para identificar a doença e seguir uma linha de tratamento dermatológico segura e eficaz para o combate à doença.

Além disso, os fatores de prevenção à doença são essenciais para garantir uma pele saudável e sem manchas. Ao ser acompanhado periodicamente pela dermatologista, dicas de como cuidar da pele no verão e a avaliação para um diagnóstico completo serão explicados ao paciente de forma clara e baseado em métodos científicos.

Apesar do câncer de pele ser uma doença que ainda atinge muitas pessoas no Brasil, ele tem tratamento e a doença pode ser contida em seus estágios iniciais. Para isso, não descuide de sua saúde! Agende uma consulta com a dermatologista em Vitória e cuide do seu bem mais valioso: a sua saúde e o seu bem estar.

Agende uma Consulta com Dermatologista no ES

No tratamento do câncer de pele, várias estratégias podem ser utilizadas como a cirurgia, radioterapia e a terapia direcionada. Além disso, diferentemente de outras doenças dermatológicas como a dermatite, hanseníase, acne e vitiligo, o câncer de pele exige prevenção e avaliação periódica com a dermatologista.

A nossa dermatologista no ES pode ajudar os pacientes com o diagnóstico da doença, tratamentos, medidas de prevenção contra o desenvolvimento da doença e acompanhamento periódico. Fique atento à sua saúde! A pele também é um órgão importante e merece receber os cuidados necessários para a prevenção desta doença.

Entre em contato com a dermatologista em Vitória e agende a sua consulta!