O que Causa as Olheiras?

Um dos principais motivos de queixas entre mulheres e homens, as olheiras são caracterizadas por manchas escuras embaixo dos olhos. Elas são causadas pela grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina na área periocular. O tratamento para olheiras ajuda a amenizar essas manchas.

As olheiras são comumente associadas ao cansaço, mas, na verdade, esse é apenas um dos fatores que agravam a condição. Inclusive, a genética é uma das principais pré-disposições para que as manchas se formem.

Elas podem aparecer em qualquer idade, sexo e tom de pele, apesar de serem mais comuns em pessoas de pele negra ou morena, pela maior quantidade de melanina presente.

Existem quatro tipos de olheira e é necessário buscar um consultório dermatológico em Vitória – ES para que seja feito o diagnóstico da causa e indicado o adequado tratamento para olheiras.

Olheira Vascular: é causada pela vascularização ou retenção de líquidos dos vasos da região periocular. Isso pode acontecer devido ao cansaço e estresse e as manchas são mais arroxeadas.

Olheira Pigmentar: causadas pelo aumento da melanina na região, principalmente pela exposição ao sol, fatores hormonais ou devido a algum processo inflamatório. Pessoas de origem indiana, asiática ou árabe, ou de pele mais escura, tendem a ter essa hiperpigmentação acastanhada.

Olheira Estrutural: é causada pela anatomia óssea e de gordura do rosto. Nesses casos, o paciente possui a região dos olhos mais profunda, o que gera o efeito escurecido devido a sombra que se forma.

Olheira Mista: uma das mais comuns, nada mais é que uma mistura de dois ou mais dos demais tipos de olheiras.

Alguns fatores acabam provocando o aparecimento das olheiras. Alguns dos principais são a exposição solar, cansaço, estresse, insônia, tabagismo, bebidas alcoólicas, tensão pré-menstrual e até mesmo cuidar mal dessa região da pele.

As olheiras são queixas frequentes dos pacientes, afinal, as manchas escuras abaixo dos olhos tendem a deixar a aparência cansada e envelhecida, o que acaba por influenciar muito na autoestima e bem-estar.

Mas saiba que é possível fazer o tratamento para olheiras de todos os tipos e causas, diminuindo as manchas e sulcos, deixando o rosto com uma aparência natural, rejuvenescida e bonita.

Você pode contar com uma série de tratamentos, aplicados com todo cuidado e segurança pela dermatologista em Vitória, Dra. Lilian, para promover a melhora da estética e garantir a saúde.

Como Funciona o Tratamento Para Olheiras?

Como toda consulta dermatológica, é necessário que haja o diagnóstico antes de tudo. A profissional irá analisar qual o tipo, as causas, os fatores que podem ter agravado a situação, etc. para assim recomendar o tratamento para olheiras.

Olheiras vasculares: o tratamento para olheiras vasculares pode ser feito por meio de luz pulsada, laser de Thulium , dermocosméticos e, em certos casos, cirurgia para a retirada das bolsas.

Olheiras pigmentares: são geralmente tratadas com dermocosméticos despigmentantes que clareiam as manchas, peelings  ou laser.

Olheiras estruturais: para o tratamento para olheiras estruturais pode-se recomendar o preenchimento da região com ácido hialurônico ou outros injetáveis. Como esse tipo de olheira é causada pela anatomia óssea, o procedimento serve para dar volume à região, minimizando a sombra que gera o efeito escuro.

Olheiras mistas: o tratamento para olheiras mistas vai recorrer a alguma das técnicas citadas acima, pois depende do tipo de combinação de olheiras que o paciente possui.

Lembre-se que bons hábitos, como boa alimentação, evitar bebidas alcoólicas , nicotina, fazer atividades físicas, evitar estresse, dormir bem, usar protetor solar e hidratar bem a região são as melhores maneiras de evitar que o problema surja!

Como qualquer tratamento de alterações da pele, é fundamental procurar um consultório dermatológico em Vitória – ES de confiança.

Lembrando que é sempre importante manter consultas regulares com a dermatologista. Isso garante que a saúde da sua pele esteja sempre em dia e permite um correto controle das olheiras e outras manchas que podem surgir.

Entre em contato e saiba mais sobre como funciona o tratamento para olheiras. Agende sua consulta no consultório dermatológico em Vitória – ES!