O Que é Acrocórdon?

Os Acrocórdons, também chamados pólipos fibroepiteliais, são pequenos caroços que aparecem na pele, principalmente em regiões como pescoço, tórax, virilha e axila.

São lesões inofensivas, indolores, mas que podem gerar algumas irritações com o atrito das roupas e colares, por exemplo . São comumente confundidos com verrugas, entretanto, suas causas são diferentes.

O surgimento está associado a vários fatores:

– herança genética , geralmente aparecem a partir dos 30 ou 40 anos, tanto em homens como em mulheres;

– durante ou após a gestação, devido aos hormônios;

– Obesidade ou sobrepeso ( e pode ser um sinal de alerta para uma possível resistência à insulina).

A aparência dos acrocórdons varia entre os pacientes . Alguns  podem  ter a mesma tonalidade da pele, em outros, podem ser um pouco mais escuros. Também é comum o aumento de tamanho e número ao longo do tempo.

Por ser uma condição benigna, o tratamento é geralmente realizado quando o paciente se queixa de irritações na pele ou está incomodado com sua aparência. A remoção é feita a partir de procedimentos simples e seguros em consultório dermatológico , que contribuem para a melhora do bem-estar e da autoestima.

São lesões perceptíveis e geralmente diagnosticadas  pela própria pessoa, entretanto, por serem facilmente confundidas  com outras patologias, é importante visitar uma dermatologista para que seja feita uma análise individual correta e, se necessário, o adequado tratamento.

Como Funciona o Tratamento para Acrocórdon?

Com a dermatologista , é possível realizar o tratamento de maneira segura e rápida.

No consultório são recebidas diariamente muitas queixas de pacientes que se incomodam, por exemplo, pelo atrito das lesões com as roupas ou incômodos ao depilar as axilas .

O tratamento também é bastante procurado por questões estéticas, já  que aparecem, geralmente,em regiões bem visíveis, como  o pescoço, parte superior do tronco, dorso  e até mesmo na face, o que pode deixar alguns portadores incomodada visualmente

Por se tratar de uma protuberância benigna, não existem riscos à saúde . Uma vez que aparece, dura para a vida toda, por isso o tratamento visa a remoção das lesões .

Alguns tratamentos realizados pelo médico dermatologista:

Excisão cirúrgica: procedimento que remove a lesão com a ajuda de um bisturi sob anestesia local.

Eletrocauterização : a lesão é queimada através do eletrocautério, um equipamento de bisturi elétrico que remove o tecido a partir de uma carga elétrica.

Criocirurgia: essa técnica usa nitrogênio líquido e causa necrose da lesão por congelação, e após alguns dias se forma uma crosta que cai naturalmente.

É importante recorrer ao tratamento para acrocórdons apenas com a dermatologista , evitando tratamentos caseiros, automedicação ou até mesmo tentativas de remoção por conta própria que podem causar inflamações ou complicações no local levando a manchas e cicatrizes inestéticas.

Como qualquer tratamento dermatológico e  estético, é fundamental procurar um profissional de confiança e capacitado para fazer um adequado acompanhamento na remoção de acrocórdons.

Na consulta, é feita uma avaliação médica para verificar a condição de cada paciente. A Dra. Lilian, dermatologista em Vitória, oferece o tratamento para acrocórdons, indicando os melhores métodos para o sucesso do procedimento, com eficácia e segurança.Não existe prevenção para o acrocórdon, justamente pela maioria deles ter causa genética e não ser associado a nenhuma condição em específico. Em pessoas diabéticas, a recomendação é controlar os níveis de glicose no sangue para evitar o aparecimento.

De qualquer maneira, manter consultas regulares com a dermatologista em Vitória é essencial para manter a saúde da pele sempre em dia. O acrocórdon é benigno, mas sua remoção pode ser vantajosa para quem sofre com a aparência ou com incômodos na rotina.

Para saber mais sobre o tratamento para acrocórdon, agende sua consulta no consultório dermatológico em Vitória – ES.