O que é a Toxina Botulínica?

Você certamente já ouviu falar em Toxina Botulínica, não é mesmo? Esse procedimento estético ganhou o mundo e cada vez mais as pessoas recorrem a ele para rejuvenescer o rosto e ficar com aquela aparência natural e bonita de pele sem filtro!

A Toxina Botulínica nada mais é que uma substância produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Essa proteína é muito utilizada para fins estéticos, pois promove o rejuvenescimento da pele amenizando rugas e linhas de expressão.

Quando administrada em pequenas quantidades em regiões específicas da pele do rosto, a aplicação de Toxina Botulínica faz um bloqueio dos impulsos do músculo, gerando um relaxamento nos mesmos. Essa paralisia controlada impede que haja a contração dos músculos que geram as marcas indesejadas. 

Com a aplicação de Toxina Botulínica, é possível fazer a prevenção ou amenizar rugas e linhas de expressão já existentes, principalmente na região da testa, dos olhos (pés de galinha) e entre as sobrancelhas (glabela). 

É importante buscar um profissional de confiança para qualquer procedimento estético. Por isso, a dermatologista em Vitória, Dra. Lilian, oferece a aplicação de Toxina Botulínica com todo cuidado e segurança para promover a melhora da estética, e, principalmente, garantir a saúde dos pacientes. 

Como Funciona a Aplicação de Toxina Botulínica?

Diferentemente de um preenchimento facial, que visa recuperar o volume e dar contorno às áreas da face, a Toxina Botulínica tem o poder de bloquear as contrações dos músculos, minimizando as rugas e marcas de expressão. 

Primeiramente, é feita uma análise do paciente de forma individual, a fim de avaliar a necessidade da aplicação de Toxina Botulínica e se existem contra indicações.

Após isso, são definidas as áreas da face onde será feita a aplicação de Toxina Botulínica. Geralmente, a substância é colocada na testa, entre as sobrancelhas e na área dos olhos, os famosos “pés de galinha”.

A sessão é feita no próprio consultório dermatológico em Vitória – ES. Trata-se de um procedimento rápido e minimamente invasivo, onde a aplicação de Toxina Botulínica é feita em pequenas quantidades com a ajuda de agulhas finas, sob anestesia tópica.

Os resultados começam a aparecer em, aproximadamente, 3 dias, e duram em torno de 4 a 6 meses. A dermatologista em Vitória irá avaliar o período ideal de manutenção da aplicação de Toxina Botulínica para cada paciente. 

A recuperação é mínima e o paciente pode ficar com leves hematomas e outros efeitos colaterais após a aplicação de Toxina Botulínica, mas que desaparecem após alguns dias. É importante tomar cuidado para não pressionar ou massagear a área nas primeiras horas.

A técnica é contraindicada para pacientes que possuem alergia a algum componente da formulação da toxina botulínica, grávidas, ou pessoas portadoras de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

Dra. Lilian – Dermatologista em Vitória

A aplicação de Toxina Botulínica é um procedimento bem simples e rápido. Esse método promove a redução de rugas e linhas de expressão, deixando a aparência rejuvenescida, melhorando a autoestima e o bem-estar. 

Para saber mais sobre a aplicação de Toxina Botulínica, agende sua consulta no consultório dermatológico em Vitória – ES.