Você Sabe O Que é Alopecia e Quais são os Tratamentos Possíveis?
A queda de cabelo é uma condição que amedronta homens e mulheres, afetando a autoestima do paciente e impactando na sua rotina. Muitos acabam optando por produtos que dizem oferecer soluções milagrosas e melhoras imediatas. Porém, queda de cabelo, questões capilares, que afetam couro cabeludo ou a saúde dos fios, precisam, em alguns casos, de um olhar especializado da dermatologia clínica.
Assim como a dermatologia clínica cuida da saúde, condição e aparência da pele e unhas, o couro cabelo e os fios de cabelo fazem parte dos órgãos que serão analisados ao se consultar com uma dermatologista em Vitória/ES.
A questão da queda de cabelo deve ser observada a partir de duas perspectivas. A primeira, diz respeito à queda natural do cabelo. Perdemos, em média, 120 fios de cabelo todos os dias, enquanto outros fios nascem, o que faz parte do ciclo capilar natural. Porém, em alguns casos, a queda de cabelo pode ser classificada como alopecia.
A alopecia é um nome genérico para quedas de cabelo que acontecem por diferentes motivações. Pensando nisso, explicaremos quais são os tipos mais comuns de alopecia e como eles podem ser tratados. Por possuir diferentes motivações, o tratamento da alopecia só é eficaz quando realizado por uma dermatologista em Vitória/ES, que irá combinar tratamentos para uma resposta eficaz.
Quer conhecer mais do nosso consultório de dermatologia clínica? Agende uma consulta com a dermatologista em Vitória/ES – Dra. Lilian Salviato.
Quando a Queda de Cabelo é Considerada Alopecia?
Como falamos, alopecia acaba sendo o nome genérico para diversas formas de queda de cabelo. Por isso, ao realizar uma consulta em dermatologia clínica, serão feitas análises e exames para identificar o tipo e a causa da alopecia. O tratamento capilar é feito através do uso de medicamentos tópicos ou orais, do MMP, lasers para o crescimento dos fios e, em certos casos, transplante de cabelo. O que traremos, são informações da Biblioteca Virtual em Saúde analisadas pela dermatologista em Vitória/ES – Dra. Lilian, para que você possa entender brevemente como cada tipo de alopecia funciona. Porém, essas informações não retiram a importância da consulta e atendimento de um médico especialista em dermatologia clínica.
Tipos de Alopecia Segundo a Dermatologia Clínica
Alopecia Androgenética: o tipo mais comum de alopecia que, normalmente, aparece entre os 40 e 50 anos, possui causas genéticas e hormonais. Apesar da alopecia, ou seja, a queda de cabelo, acontecer nesse período, exames de dermatologia clínica podem identificar a tendência a partir do afinamento dos fios que, normalmente, acontece logo na adolescência. No caso das mulheres, por se tratar de uma irregularidade no hormônio masculino, outros sintomas como irregularidade menstrual, acne e aumento de pelos no corpo podem ser observados.
Alopecia Areata: esse tipo de alopecia, normalmente, possui causas emocionais, quando o paciente passa por traumas físicos, estresse ou algum quadro alérgico. Uma característica desse tipo de alopecia é a queda de fios em formatos ovais ou em áreas arredondadas. O cabelo pode crescer novamente, pois a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantém inativos durante o período de inflamação.
Alopecia Difusa: É quando há o crescimento capilar de forma mais lenta, o que não irá criar espaços completamente sem cabelo, mas irá impactar no volume do cabelo da paciente. Nesses casos, é necessário um tratamento em dermatologia clínica que se preocupe em estimular o crescimento capilar.
Alopecia Frontal Fibrosante: Ocorre, normalmente, com as mulheres no pós-menopausa. É possível observar a queda de cabelo pela regressão do cabelo na região da testa. A AFF faz com que os cabelos dessa região caiam na orla de implantação do couro cabeludo.
Essa perda do cabelo ocorre em uma faixa que pode variar de paciente para paciente, desde casos mais leves até casos avançados.
Alopecia Senil: Alopecia que surge após os 50 anos e causa o afinamento do fio e o não crescimento, o que faz com que não haja uma região determinada sem fios, mas uma impressão da diminuição da quantidade de cabelo.
Alopecia e Autoestima: A Importância do Cuidado com a Paciente
A alopecia e várias outras doenças têm como consequência os fatores estéticos, que afetam várias áreas da vida pessoal. Isso porque não é unicamente uma questão fisiológica, mas sim um fator de impacto na imagem e na maneira como a pessoa se percebe no mundo, tanto no aspecto estético quanto psicológico.
A alopecia modifica a imagem da pessoa, ao alterar a forma do cabelo ou deixar entradas e espaços com quedas evidentes. Além disso, como podemos reparar, a alopecia pode surgir a partir de hormônios desregulados, eventos traumáticos, estresse ou envelhecimento.
Essas condições por si só apresentam desafios para a vida da paciente. A alopecia aparece como mais um sintoma, que pode impactar a autoestima dessa mulher. Sendo uma condição que possui tratamentos que apresentam melhoras significativas, optar pelas técnicas da dermatologia clínica é uma forma de mudar positivamente a vida dessa mulher, trazendo mais motivação e autoestima para a rotina dela.
Existe uma conexão entre cabelos e autoestima. A aparência dos fios influencia a forma como enxergamos nós mesmos, como queremos ser vistas e também como nos relacionamos com os outros. A escolha do corte de cabelo, do comprimento, da cor e da textura, todos esses fatores são indicativos da sua individualidade e da sua personalidade.
Tratamentos clínicos capilares são uma ótima opção para melhorar a relação entre cabelo e autoestima. A baixa autoestima pode levar a transtornos como ansiedade e até mesmo depressão, acarretando em uma piora do quadro de alopecia. Ter cuidados com os cabelos é algo muito mais abrangente do que a preocupação com a estética.
Tratamentos Eficazes | Dermatologista em Vitória/ES
Como mencionamos, os tratamentos para alopecia precisam ser combinados com diversas abordagens, já que a condição possui causas diversas. Hoje, traremos um método em especial que pode ser usado na maioria dos casos e que apresenta um resultado muito satisfatório.
O Hair Regrowth é um dos parâmetros do Laser Thulium, um laser fracionado, ablativo/não ablativo, disponível no consultório da dermatologista em Vitória/ES – Dra. Lilian. O Hair Regrowth proporciona estímulo à proliferação de células que condicionam o crescimento capilar, além de aumentar o fluxo sanguíneo no local aplicado e estimular fatores de crescimento, tornando os fios mais densos . O tratamento é seguro e indolor, com baixos índices de efeitos colaterais e eficácia máxima, já que é realizado de forma personalizada, com base no quadro de cada paciente.
A função do Hair Regrowth é tratar de problemas de queda de cabelo com muito mais rapidez, sendo um estímulo à neovascularização e ao aumento do metabolismo, abrindo os canais do couro cabeludo onde são depositadas substâncias estéreis (Drug Delivery) para estimular o crescimento saudável dos folículos capilares e evitar a quebra dos fios já existentes, melhorando a qualidade e volume do cabelo.
Para melhorar a sua autoestima e com isso a sua qualidade de vida existem alguns tratamentos essenciais que podem te ajudar. Para saber mais sobre os tratamentos disponíveis para alopecia, entre em contato agora mesmo. A Dra. Lilian, dermatologista em Vitória/ES, tem parceria com os melhores convênios e planos de saúde particulares do Espírito Santo, não perca tempo e agende já sua consulta.