Alopecia Androgenética Feminina: Entenda e Conheça Tratamentos

Afinal, o que é a Alopecia Androgenética Feminina?

Considerada uma disfunção, a Alopecia Androgenética Feminina ou calvície feminina, ocorre progressivamente, ou seja, o quadro tende a evoluir com o passar do tempo e se manifesta principalmente nos fios do topo da cabeça. No entanto, diferentemente do que muitos pensam, os fios não começam a cair de forma perceptível, e sim passam a afinar cada vez mais, o que torna o couro cabeludo cada vez mais aparente.

A calvície se enquadra dentro das condições dermatológicas e afeta em torno de 5% das mulheres em todo o mundo. Dentre os principais fatores associados à disfunção, pode-se citar alterações hormonais. Entre homens essa é a principal explicação, mas diferentemente das mulheres, eles passam a ter a perda progressiva dos fios até chegar ao estado que os folículos não conseguem mais produzir novos fios.

Além disso, também podem ter como origem causadora da calvície condições genéticas, ou seja, que estão presentes no DNA e podem afetar gerações, como avós, mães, filhas etc. A Alopecia Androgenética Feminina é um desses casos em que a redução dos fios de cabelos ocorre de forma geneticamente determinada.

Algumas pessoas acreditam que a Alopecia Androgenética Feminina é causada também por alterações hormonais, já que o termo “andro” se refere a testosterona, hormônio masculino. No entanto, vale lembrar que em estudos já feitos, pode-se constatar que na maioria dos casos avaliados, os níveis hormonais detectados nos exames de sangue não demonstram nenhum tipo de alteração ou anormalidade.

Quais são os Principais Sintomas da Alopecia Androgenética Feminina?

Como dito anteriormente, a calvície feminina ocorre com um processo que se difere da masculina. No caso das mulheres, no geral, a Alopecia Androgenética Feminina ocorre com a diminuição dos folículos, responsáveis pelo crescimento dos fios e também na redução no ciclo de vida dos fios, o que significa que a fase de crescimento do cabelo já não é mais a mesma e passa a ser muito mais difícil e complexa.

Assim, a alopecia androgenética feminina, faz com que os fios afinem cada vez mais, até que eles simplesmente param de crescer. Geralmente a região central da cabeça é a mais afetada, e dependendo das causas que levaram ao surgimento da condição, pode haver sintomas múltiplos, com menstruação irregular, surgimento de acne e aumento de pelos no corpo.

Caso o problema seja acompanhado de outros sintomas é importante realizar outros tipos de exames que podem indicar complicações hormonais. Vale lembrar que é preciso ter atenção no que representa uma condição normal e o que representa uma anormalidade a ser investigada e tratada com a dermatologista em Vitória – ES

Perda de alguns fios é natural, e o volume tende a ser ainda maior quando ficamos muitos dias sem higienizar o cabelo ou até mesmo se estiver muito tempo ser penteado. Alguns tipos de penteados ou processos químicos podem fazer com que haja um aumento na queda, o que também deve ser considerado.

Em média perdemos de 60 a 100 fios por dia, o que não precisa ser motivo para preocupação. No entanto, se você perceber algum fator muito diferente disso, vale a pena investigar e buscar por um atendimento médico, com uma dermatologista em Vitória – ES.

Os principais sintomas de calvície feminina são: perda dos fios em vários pontos da cabeça, principalmente no topo; redução gradual e significativa do volume do cabelo; aumento da risca central que reparte o cabelo; e principalmente, maior exposição do couro cabeludo.

Conheça o Tratamento para Alopecia Androgenética Feminina

Por causar grande preocupação nas mulheres, as mesmas buscam diversas formas de tratamento para eliminar o problema de vez, no entanto, ainda não existe uma cura específica para esta condição.

Apesar disso, tanto na área da medicina quanto da estética, surgiram várias práticas inovadoras e de alta tecnologia, como o Hair Regrowth, capazes de minimizar os sintomas e até mesmo auxiliar na produção de fios saudáveis e mais grossos, revertendo o processo de afinamento dos fios.

Dentre os possíveis tipos de tratamento estão os estimulantes de crescimento capilar e também bloqueadores hormonais, caso a paciente esteja com desregulação hormonal, apresentando para além da alopecia, outros sintomas como os já descritos. Assim, é possível controlar e até mesmo tentar reverter a Alopecia Androgenética Feminina.

Para que isso seja possível, busque um profissional de qualidade e com experiência para que seja feito um diagnóstico preciso, assim, você poderá receber o melhor tratamento a ser feito e reduzir os sintomas de forma eficaz, portanto, caso apareçam os primeiros sintomas, não deixe de procurar por um profissional.

A dermatologista em Vitória, Dra. Lilian, pode te recomendar os melhores exames e te auxiliar com o melhor tratamento de Alopecia Androgenética Feminina. Venha nos fazer uma visita e tirar suas dúvidas, estamos ansiosos para te receber e te ajudar a solucionar este problema de uma vez por todas e elevar sua autoestima. Entre em contato!