Os Benefícios da Dermatologia Além da Clínica

O que é Dermatologia?

A dermatologia é uma especialidade médica referente à saúde da pele, das unhas e do cabelo. A pele é o maior órgão do nosso corpo, por isso, é importante cuidar bem dela!

Muita gente acredita que a dermatologia possui foco, apenas, na estética, no entanto, a atuação dessa área vai muito além disso. A dermatologia pode tratar milhares de doenças da pele como, por exemplo, câncer.

A pele é a primeira defesa do nosso organismo contra microorganismos nocivos, como vírus e bactérias, e serve, também, para proteger os outros órgãos. Ela, ainda, mantém a nossa temperatura corporal, uma vez que nos aquece e nos resfria de acordo com a nossa necessidade.

Esse órgão pode enviar sinais de que algo não está bem dentro do seu corpo, então, é importante que você tenha sempre um acompanhamento especializado.

Ou seja, a figura do dermatologista é essencial na garantia da sua saúde!

Benefícios da Dermatologia

É fato que cuidar da nossa pele é uma prioridade. Sabemos como isso é importante para a apresentação, a saúde e a autoestima das pessoas.

Assim, ir ao dermatologista regularmente e, principalmente, caso sinta algum incômodo, é essencial. Isso porque a pele não manifesta somente sinais sobre si mesma, mas também sobre o funcionamento dos outros órgãos.

Algumas doenças, como a diabetes, por exemplo, possuem sinais claros na pele. Alguns desses sinais, neste caso, são: escurecimento nas peles das dobras, falta de sensibilidade nas extremidades e feridas que não cicatrizam.

Outra doença, também claramente visível na pele, é a gordura no fígado. Essa condição provoca o surgimento de pontos amarelados e algumas manchas ao redor dos olhos.

Dessa forma, ficar atento aos sinais em sua pele não tem um fim apenas estético! É fundamental para saber como a sua saúde está em geral.

Tratamentos Estéticos

Além da prevenção, a dermatologia encarrega-se, sim, de tratamentos estéticos. Mas vale lembrar que a estética não é apenas um luxo: ela melhora a autoestima das pessoas, ajuda a dar-lhes segurança, bem como reduz incômodos e irritações.

Algumas das condições mais comuns pelas quais os pacientes vão aos consultórios são:

Acne

A acne é a mais famosa delas. Ela ocorre quando as glândulas da sua pele produzem muito óleo e obstruem seus poros, o que provoca o acúmulo de bactérias e causa inflamações. Apesar de não ser uma condição grave, ela atrapalha na qualidade de vida da pessoa. É uma condição física e emocionalmente dolorosa e, se não tratada corretamente, pode deixar cicatrizes.

Um tratamento feito corretamente pode mudar a vida do paciente!

Rugas

As rugas e manchas senis são sinais do tempo muito comuns. Muitas pessoas buscam por produtos que prometem firmar a pele, mas não proporcionam resultados satisfatórios e duradouros. É claro que cuidar bem da pele, higienizar, hidratar e usar protetor solar é importante, mas um tratamento adequado, orientado por um dermatologista, é necessário para obter bons resultados. Com isso, é possível alcançar uma pele jovial sem a necessidade de cirurgias ou procedimentos dolorosos.

Cicatriz e Estrias

As cicatrizes podem ocorrer em qualquer parte da vida, causadas por cirurgias, machucados e queimaduras. Algumas cicatrizes comprometem a saúde mental do paciente e trazem muito incômodo. Dessa forma, o tratamento com um médico dermatologista especializado pode recuperar a pele e remover as cicatrizes, a fim de recuperar a autoestima do paciente.

As estrias, mais especificamente, são muito comuns entre mulheres, principalmente, após gravidez ou perda de peso. Por isso, é importante cuidar da pele, hidratar bastante e evitar o sol excessivo. Alguns procedimentos adequados para reduzir as marcas indesejadas são: terapia a laser, aplicação de ácidos, ultrassom e radiofrequência.

Busque um Dermatologista!

A Dermatologia é uma área muito extensa e há diversas razões para se buscar um profissional de excelência.

Para que sua pele se mantenha jovial e saudável, é preciso fazer check-ups frequentes, com um(a) dermatologista, para prevenção e tratamento. Nosso consultório está localizado em Vitória, Espírito Santo.

Não hesite em entrar em contato, agende sua consulta!