Crises de Herpes Labial: O Que Causa e Como Prevenir?

O Que Causa a Crise de Herpes Labial?

A crise de é decorrente da reativação do Herpesvírus Tipo 1 e Tipo 2, que causa a herpes denominada Simplex. A Herpes Simplex é caracterizada pelo aparecimento de bolhas, mais precisamente infecções mais graves, nos lábios. 

A crise de herpes ocorre após o contato direto com a saliva de um indivíduo contaminado. O que ocorre, no caso da contaminação por vírus resultante de crise de herpes é que o micro-organismo pode ficar presente no nosso organismo durante anos (às vezes, durante a vida toda) e ser reativado sazonalmente. Na verdade, significativa parcela da população apresenta o vírus em organismo, ou já teve algum contato com ele durante a vida, no entanto, não manifestou os sintomas.

herpes-labial

Isso porque alguns fatores são desencadeadores, como queda da imunidade e agressões à pele, como, por exemplo, a exposição ao sol. Nesta época de verão, inclusive, surgem muitos casos de crise de herpes. A ação do sol rompe a barreira de proteção da pele e deixa o nosso sistema de defesa frágil, dessa forma, as nossas células de defesa ficam prejudicadas. 

Tem-se, assim, o cenário perfeito para a manifestação do vírus da herpes. Por isso, é de suma importância manter cuidados de higiene e, quando se manifestarem os sintomas, consultar uma dermatologista em Vitória – ES, como a Dra. Lilian

No texto de hoje, falaremos sobre a prevenção e o tratamento para crise de herpes. Continue a leitura!

Como Prevenir a Crise de Herpes?

crise-de-herpes

Estudos realizados pela Academia Americana de Pediatria constataram que, entre a população adulta, a taxa de afecção pelo Herpesvírus Tipo 1 transita entre 60% e 95% pelo mundo todo (CHAYAVICHITSILP, 2009). Trata-se de um número alarmante, sobretudo porque uma parcela significativa não manifesta sintomas. 

Por tal fato, essas mesmas pessoas não fazem a prevenção adequada e, consequentemente, contaminam outros indivíduos. Quando o sistema imune está muito fragilizado e, principalmente, quando a crise de herpes não é devidamente amenizada por meio de medidas profiláticas, podem ocorrer danos à saúde, como pneumonia, esofagite, colite e, até mesmo, meningite. 

A prevenção contra herpes e, por tabela, contra crise de herpes se dá por meio de cuidados no dia a dia e durante as relações sexuais. O contágio pelo vírus responsável pela herpes labial pode ser prevenido por meio das seguintes atitudes: evitar o contato com secreções e feridas ativas, bem como evitar uso de pertences comuns, como copos e escovas de dente, para não entrar em contato com a saliva contaminada. 

O tratamento para crise de herpes, após feito um diagnóstico com um médico dermatologista em Vitória – ES, engloba o uso de medicamentos antivirais. A crise de herpes, apesar de poder ser controlada e amenizada, infelizmente, não pode ser completamente curada. A pessoa submetida ao contágio pelo vírus terá de conviver com ele de modo vitalício. Além de todos os transtornos decorrentes das lesões cutâneas que o herpesvírus desencadeia, o fator emocional deve ser ressaltado.

Ao passo que estresse e outras condições de saúde mental podem provocar a manifestação do vírus, o paciente fica mais propenso ao isolamento social, seja por vergonha ou por desconforto, principalmente, quando as lesões são aparentes e na face. 

dermatologista-em-vitoria-es

Nesse sentido, um acompanhamento em um consultório dermatológico no ES é fundamental para diagnosticar e amenizar a crise de herpes. Você conhece a Dra. Lilian, dermatologista em Vitória – ES?

Consulte-se Com uma Dermatologista em Vitória – ES

Com muitos anos como Dermatologista em Vitória, no Espírito Santo, a Dra. Lilian Salviato tem maestria em sua área de atuação. Trabalha para perceber a necessidade de cada paciente, priorizando tratamentos individualizados que realmente sejam estimulantes e tragam o resultado esperado para cada paciente. 

É uma dermatologista no ES experiente, especialista em tratamentos clínicos e estéticos avançados. Sempre se mantém atualizada para trazer as melhores técnicas e tecnologias, por meio de cursos de atualização, congressos e jornadas científicas. Agende já a sua consulta!