Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Melasma

Saiba o que é o Melasma

O Melasma é uma condição que causa um distúrbio pigmentar da pele, ou seja, provoca hiperpigmentação, por causa da concentração de melanina, o que confere escurecimento irregular da face. 

Essa condição acaba por causar manchas de coloração amarronzada em determinadas áreas do rosto, como testa, bochecha, queixo e nariz. Apesar de não apresentar risco à saúde, o melasma afeta a qualidade de vida das pessoas, pois provoca incômodo e estresse emocional devido à situação.

Basta uma temporada de calor com alguns dias de sol que o melasma surge. Geralmente, é mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos, de pele mais escura, como afrodescendentes, asiáticas e latinas, já que o organismo possui mais melanócitos ativos para a produção de melanina. 

Pode acometer igualmente os homens de todos os tipos de pele, causando manchas acastanhadas, de formatos irregulares e contornos bem definidos. O melasma não tem cura, por isso, o tratamento para melasma pode ser evitado com medidas preventivas para melhorar significativamente as manchas escuras nas bochechas, na testa ou no lábio superior.

Conheça a seguir como funciona o tratamento para melasma em clínica dermatológica em Vitória – ES, da Dra. Lilian!

Conheça as Causas e como Funciona o Tratamento para Melasma

O  melasma é um transtorno crônico e recidivante, ou seja, é uma doença que acontece de maneira recorrente. 

Não se sabe ao certo as causas do melasma, mas existem alguns fatores externos que influenciam o surgimento das manchas, que podem ser desencadeadas a partir da exposição solar, exposição à luz de computadores e celulares. O melasma também pode surgir durante ou após a gestação, devido ao estímulo hormonal, ou pelo uso de anticoncepcionais e estresse.

O tratamento para melasma deve se iniciar através do diagnóstico com uma dermatologista, para que ela identifique esse distúrbio pigmentar da pele, para que, assim, indique-se o procedimento mais adequado para cada condição a fim de clarear a pele e a diminuir a produção de melanina, para prevenir novas manchas.  

A melhor maneira de prevenir o surgimento do melasma, é utilizar protetor solar potente, além de estabelecer uma rotina de limpeza para a sua pele, e evitar horários de intensa exposição solar, pois a poluição e os raios solares podem contribuir para o surgimento do melasma. 

Para tratar o melasma, o dermatologista pode indicar medicamentos de uso tópico, como cremes a base de hidroquinona e tretinoína, ou procedimentos estéticos como lasers, peeling químico, dermabrasão ou microagulhamento, para prevenir o surgimento de novas manchas.

Lasers

O laser é uma técnica de tratamento para melasma, que utiliza dos feixes de luz ultra rápidos para atingir as partículas selecionadas por sensibilidade à cor, que são eliminados naturalmente pelo organismo. 

Microagulhamento 

O microagulhamento é um tratamento para melasma que utiliza de agulhas minúsculas para estimular a produção de colágeno na pele. 

Peeling químico 

Por fim, o peeling químico, busca aplicar ativos cosméticos de alta performance e concentração para provocar a renovação da pele em esfoliações para regenerar a região das manchas e gerar o clareamento do local.

Os resultados do tratamento para melasma geralmente começam a surgir a partir de 20 a 30 dias após o início do procedimento, variando de pessoa para pessoa.

É importante ressaltar que além desses tratamentos estéticos, a Dra. Lilian oferece uma série de procedimentos estéticos, aplicados com todo cuidado e segurança para promover a melhora da estética, e, principalmente, garantir a saúde

Por isso, não deve-se realizar a automedicação, pois em determinados casos é possível agravar a situação e dificultar o tratamento para o melasma. A dermatologista em Vitória, Dra. Lilian, é quem irá definir a técnica ideal para cada tipo de paciente, com cautela e segurança para alcançar resultados satisfatórios a fim de clarear a pele.

Dra. Lilian – Dermatologista em Vitória

Para tratar esse distúrbio pigmentar da pele, é preciso buscar por uma clínica dermatológica em Vitória – ES de confiança, para que a dermatologista ofereça o tratamento ideal para o melasma de acordo com cada paciente.

A Dra. Lilian, realiza uma consulta para fazer uma avaliação médica e verificar a condição das manchas, a fim de obter um diagnóstico preciso e indicar a melhor técnica de tratamento para melasma.

Os tratamentos estéticos realizados por uma dermatologista é a melhor forma de evitar problemas que possam afetar a sua autoestima e bem-estar. Para saber mais sobre o tratamento desse distúrbio pigmentar da pele, agende sua consulta em nossa clínica dermatológica em Vitória – ES.