O que é o Melasma?
O Melasma é uma disfunção na pigmentação da pele, caracterizada por aumento da concentração de melanina causando hipercromias em determinadas regiões.
Essa disfunção causa manchas de coloração amarronzada no rosto, principalmente em áreas da testa, bochecha, queixo e nariz, ou até mesmo no colo, antebraço e pescoço.
Atinge mais comumente mulheres, entre 25 a 40 anos, e de pele mais escura, como afrodescendentes, asiáticos e latinos, uma vez que o organismo possui mais melanócitos ativos para a produção de melanina.
Não se sabe exatamente a causa do melasma, mas alguns fatores externos influenciam a atividade das células produtoras de melanina. As manchas podem surgir pela alta exposição aos raios solares durante a vida e também pela exposição frequente a luz visível de computadores e celulares.
O melasma também pode ter predisposição genética, aparecer durante a gravidez ou após o uso de anticoncepcionais.
Tudo que afeta a aparência da pele pode trazer algum grau de insatisfação para os pacientes. As manchas do melasma podem influenciar muito na queda da autoestima e da qualidade de vida, por isso, é possível recorrer a diversos tipos de tratamento para o melasma.
Trata-se de um transtorno crônico e recidivante, isto é, é uma doença que acontece de forma recorrente. Por esse motivo não existe uma cura, mas o tratamento para melasma visa o clareamento da pele e a diminuição da produção de melanina, além da prevenção de novas manchas.
Como Funciona o Tratamento para Melasma?
O tratamento para melasma começa com o diagnóstico e classificação da mancha, de acordo com sua profundidade.
Existem três tipos de melasma: o epidérmico, que afeta a camada mais superficial da pele; o dérmico, que afeta a camada superficial e profunda; e o misto, quando o pigmento está presente em ambas as regiões.
Também é necessário checar alguns fatores individuais do paciente, como a frequência de exposição ao sol, histórico familiar ou se existe influência hormonal.
Determinado o tipo e os fatores de risco do paciente, é possível planejar o tratamento mais eficaz.
A dermatologista em Vitória poderá indicar medicamentos de uso tópico, como cremes a base de clareadores, antioxidantes orais e tópicos , ou procedimentos estéticos como lasers, peelings químicos, MMP (microinfusão de medicamentos na pele) e muito mais.
Como o principal fator desencadeante é a exposição ao sol, é fundamental o uso de protetor solar, tanto para prevenir o surgimento de novas manchas, quanto para contribuir com o clareamento durante o tratamento para melasma.
Durante a gravidez, o tratamento para melasma é diferente. Cremes clareadores e procedimentos estéticos têm um perfil de segurança limitado e devem ser acompanhados por um dermatologista experiente . Geralmente, as manchas desaparecem alguns meses após o parto, sem a necessidade de tratamento, apenas com o uso de protetor solar, hidratantes e cremes específicos, indicados para o seu tipo de pele.
Cuidado com a automedicação! Nunca use produtos sem antes consultar um médico, isso pode agravar a quadro e dificultar o tratamento para o melasma. A dermatologista em Vitória, Dra. Lilian, define a técnica ideal para cada um dos seus pacientes, com cautela e segurança para resultados satisfatórios.
Dra. Lilian – Dermatologista em Vitória
Como qualquer tratamento facial dermatológico estético, é fundamental procurar um consultório dermatológico em Vitória – ES de confiança.
Na consulta com a Dra. Lilian, é feita uma avaliação médica para verificar a condição de cada paciente, fazer o correto diagnóstico e indicar a técnica mais adequada para atingir os objetivos de forma segura.
Lembrando que é sempre importante prevenir, por isso, manter consultas regulares no consultório dermatológico em Vitória – ES é essencial para manter a saúde da pele sempre em dia!
Para saber mais sobre o tratamento para melasma agende sua consulta no consultório dermatológico em Vitória – ES.