Queda de Cabelo: Quando Representa um Problema?
Para muitas pessoas, o cabelo significa muito mais do que uma característica física, sendo também um fator importante para manter a autoestima. No entanto, ao perceber algum sinal de anormalidade, como a queda de cabelo, é possível que muitas preocupações surjam e, na tentativa de combater o problema, algumas pessoas vão em busca de alternativas que podem ser perigosas e até mesmo agravar o problema.
É necessário primeiramente entender que, embora não pareça, perdemos naturalmente, em média, 80 a 150 fios de cabelos por dia. Mas como não contamos quantos fios caíram, como vamos fazer se a quantidade é ou não normal?
Neste caso, é muito mais simples do que parece, afinal, ninguém conhece mais sobre o seu corpo e organismo do que você mesmo! Fique sempre atento e observe os fios caídos principalmente durante o banho e durante a escovação.
Em alguns dias, a queda de cabelo pode parecer maior do que em outros, mas tudo isso pode ser porque deixamos de pentear o cabelo por um dia e os fios ficaram entrelaçados , o que acontece também caso você fique alguns dias sem lavá-los .
Portanto, se você não está reparando excesso de fios pelas suas roupas, chão da casa, na mesa de trabalho ou até mesmo na sua roupa de cama, isso é indicativo de que não há nada tão grave.
Vale lembrar também que existem muitas diferenças entre os cabelos masculinos e femininos, e isso se dá pela diferença nos hormônios produzidos por cada organismo. Essa diferença pode ser um fator predominante para que homens tenham maior tendência em desenvolver um quadro de calvície, além de sofrer mais com a alteração na estrutura dos fios.
Quais São as Causas da Queda de Cabelo?
Ao observar qualquer sinal de irregularidade é importante buscar a orientação médica para que um diagnóstico seja feito e o tratamento para queda de cabelo adequado seja realizado precocemente .Isso é importante pois existem diversos fatores muito diferentes entre si mas que levam ao sintoma de queda de cabelo e, o tratamento que pode ser funcional em uma das situações, pode não ser em outras.
Desta forma, faça uma consulta com a dermatologista em Vitória, para que um exame detalhado e dirigido seja realizado e finalmente uma solução para amenizar ou até mesmo reverter o quadro seja feita.
Existem muitos fatores que influenciam na queda de cabelo e dentre eles estão: má alimentação, excesso de lavagem, falta de higienização e medicamentos, mas também alguns fatores como genética e hormonais.
No caso da genética, o fator pode ser consequência de uma predisposição hereditária à calvície que é causada pela transmutação de níveis elevados de testosterona , assim, a queda de cabelo pode ser herdada do pai ou da mãe.
Já a questão da medicação, é um fator que pode não gerar a perda definitiva dos fios, tendo em vista que acontece em casos atípicos nos quais há efeitos colaterais que envolvem a queda de cabelo. Neste caso, é possível reverter a situação.
Outro fator que pode ser determinante para a perda dos fios é o excesso de química no cabelo. Relaxamentos, alisamentos, tinturas e descolorações estão entre os principais tipos de procedimentos mais agressivos e consequentemente podem gerar cortes químicos e até mesmo afetar o bulbo capilar, e que pode se tornar irreversível.
Desta forma, tenha cuidado e evite excessos: estresse, má alimentação e falta de vitaminas no organismo dentre outros fatores também podem ser prejudiciais, assim, é importante sinalizar ao médico quais são seus hábitos e avaliar se existe a necessidade de mudança.
Mas qual o tratamento para queda de cabelo? Caso identifique uma queda anormal, é necessário visitar a dermatologista em Vitória para que seja feita uma análise e solicitados exames específicos para identificar possíveis causas. A partir do diagnóstico, é indicado o método adequado. Hoje em dia, existem diversos, inclusive tecnologias em laser, como o Hair Regrowth.
Prevenir é Possível!
É possível evitar a queda de cabelo de diversas formas, a começar com a mudança de hábitos e busca do equilíbrio para uma vida saudável. Alimente-se bem, fugindo de alimentos com alto teor de gorduras , excesso de açúcar e aqueles com poucos nutrientes, e industrializados.
Escolha alimentos de alto valor nutricional, com fibras e vitaminas, proteínas e antioxidantes que ajudam não só a manter a saúde dos fios, mas também deixá-los ainda mais bonitos, e, por fim, use bons produtos, sempre os indicados ao seu tipo de cabelo.
Se perceber alguma anormalidade, entre em contato com a dermatologista em Vitória, Dra. Lilian e agende sua consulta para que seja identificada a causa e iniciado seu tratamento para queda de cabelo!