O que Provocam Lesões de Pele no Verão?

Fique Atento com os Cuidados com a Pele no Verão

O verão pede cuidados especiais  com a pele ,pois durante a estação mais quente do ano , aumenta o contato com a radiação ultravioleta , a areia , o mar,  piscinas (cloro) e o suor . O sol forte, o calor e a umidade podem causar danos  característicos nesta época do ano.

Durante o ano inteiro, é preciso ter cuidados com a pele, mas, especialmente nesta época, é essencial ficar ainda mais atento ao uso filtro solar adequado , chapéus, bonés,  óculos escuros , além de outros cuidados, como evitar a exposição solar entre 10h às 16h para previnir o câncer de pele. 

 O clima quente propicia  ainda mais o desenvolvimento de  micoses por causa do aumento da sudorese ( produção de suor) deixando dobras mais úmidas , além de roupas de banho como sungas e biquínis molhados na praia ou piscina , preparando o ambiente favorável para proliferação de fungos  

Para saber como realizar a prevenção das principais doenças e lesões de pele no verão, no post de hoje, você vai conhecer algumas  lesões de pele que são mais comuns durante o Verão. Continue a leitura! 

Conheça as Lesões de Pele mais Comuns no Verão

A seguir, conheça as doenças e lesões de pele mais comuns no verão: 

Micose

As micoses são doenças causadas por fungos e podem  atingir a pele, cabelos e unhas. O cenário propício para o desenvolvimento dos fungos ocorre devido à umidade e excesso de transpiração. Para evitá-las, é preciso manter determinadas regiões do corpo como dedos, virilha e axilas secas. Caso haja algo semelhante é necessário buscar auxílio médico como um dermatologista .

Bicho geográfico ou Larva Migrans

É uma dermatite linear serpiginosa tropical, causada por um parasita encontrado nas fezes de cachorros e gatos doentes. O bicho geográfico faz lesões tipo túnel sob a pele avermelhadas,  pruriginosas , formando desenhos  semelhantes a um mapa.

Geralmente, no verão , essas lesões são contraídas através do contato com a areia contaminada . A forma ideal de prevenir esse problema é evitar frequentar praias e parques  com animais domésticos e andar descalço ou se sentar na areia sem proteção . 

O tratamento deste problema  se faz com uso de medicamentos específicos e por isso pede uma consulta médica com um dermatologista . Evite a automedicação 

Brotoeja ou Miliária 

As brotoejas são lesões da pele que afetam principalmente bebês e crianças nos dias muito quentes, acometem principalmente áreas mais úmidas que são pescoço, nuca, peito, barriga, costas e as dobrinhas dos joelhos e cotovelos  dos pequenos. 

Em alguns casos, a brotoeja pode provocar coceira, por isso, deve-se realizar o tratamento com uma dermatologista ,  para evitar o agravamento da situação.

Foliculite

É a infecção dos foliculos de pele e ocorrem  em qualquer área que contenha pêlos , principalmente na barba e na nuca dos homens. Já nas mulheres, é comum nas axilas e na virilha. 

Esses lesões pioram com a frequência dependendo do tipo de depilação realizada, a falta de hidratação da pele e hábitos como usar roupas muito justas.

Queimadura solar

Por fim, uma das lesões de pele mais comuns no verão são as queimaduras de sol, geralmente em praias , piscinas , esportes ao ar livre durante o dia ,onde a pele fica exposta ao sol por períodos prolongados  deixando-a avermelhada e muito sensível. 

Para prevenir queimaduras, a dermatologista recomenda o uso de protetor solar, roupas de tecido com proteção ultra violeta , chapéus e óculos . A falta de cuidados pode fazer com que a pele fique dolorida, sendo necessário aliviar as dores com compressas de água fria, pomadas ,loções calmantes  e analgésicos.

Como Prevenir as Lesões de Pele no Verão?

Alguns hábitos higiênicos bem simples são recomendados, para evitar sofrer com essas questões . Use cremes de proteção solar ideal para o seu tipo de pele. Evite a exposição solar em horários de pico  e fique atento ao surgimento ou alterações  de pintas e manchas.

A prevenção também se dá por meio do uso de roupas leves e soltas, consumo de água, manter o corpo limpo e seco e evitar andar descalço em locais públicos.