Acne | Entenda quais são as Principais Causas

Entenda o que é Acne

Seja na adolescência ou na fase adulta, todo mundo já teve problemas com espinhas, certo? Mas, você sabe quais são as causas da acne e das temidas espinhas no rosto?  A acne é uma condição de pele provocada pela inflamação das glândulas sebáceas, as quais ficam obstruídas e, portanto, causam a produção de sebo e a oleosidade na pele.

A acne é uma das queixas mais comuns, pois esse problema afeta a autoestima e bem-estar dos pacientes e elas podem ser influenciadas por vários fatores, como excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias, desregulação hormonal e tendência à inflamação.

Geralmente a espinha surge na face, mas pode aparecer também na região do peito, costas e ombros. Existem vários tipos diferentes de acne, que são classificados de acordo com as características, grau de inflamação e as causas e cada tipo requer um tratamento distinto. Por isso, conheça como funcionam os graus de acne.

Tipos de Acne

Acne grau 1: Chamada de acne não inflamatória, é o tipo mais comum de e trata-se dos cravos e poros mais abertos, onde não há presença de pus;

Acne grau 2: As famosas espinhas ou acne pápulo-pustulosa, são pequenas lesões que possuem pus. Geralmente elas possuem aparência avermelhada e tendem a ficar doloridas e inflamadas;

Acne grau 3: O grau 3 é mais conhecido como espinha interna. Caracteriza-se por pequenos nódulos endurecidos e dolorosos que crescem sob a pele;

Acne grau 4: Por fim, o grau 4 é a acne conglobata que é caracterizada por nódulos e abscessos inflamados que ficam muito próximos uns aos outros, e podem deixar cicatrizes na pele.

Cada um desses tipos requer um tratamento específico, quem irá indicar o melhor método é a dermatologista em Vitória/ES após realizar um diagnóstico de acordo com o seu tipo de pele.

Conheça as Principais Causas da Acne

Como sabemos, todo cuidado é essencial para  promover a melhora da saúde, aparência e autoestima, afinal, a acne pode ser muito desconfortável. Mas você sabia que as alterações na pele que facilitam o aparecimento de espinhas são desencadeadas por vários fatores? Conheça as principais causas das espinhas:

Adolescência

O período da adolescência, é conhecido pelo surgimento das temidas espinhas, pois neste tempo há o aumento da produção de hormônios androgênicos pelo organismo que estimulam a produção de oleosidade.

Limpeza incorreta da pele

Outro fator que causa o surgimento de acne na pele é a falta de higienização adequada. O acúmulo de oleosidade tende a obstruir os poros e facilitar a formação de acne.

Não retirar a maquiagem

Não retirar a  maquiagem para dormir é uma das principais causas de acne, pois o acúmulo na pele causa obstrução dos poros e facilita a formação de cravos e espinhas, devido aos produtos produzidos à base de óleos.

Usar produtos muito gordurosos

Utilizar protetor solar ou cremes hidratantes muito oleosos também causam acne.

Consumo de determinados alimentos

Consumir determinados alimentos inflamatórios para a pele, como leite, doces, carboidratos e frituras, podem auxiliar na formação de cravos e espinhas, pois ingerir tais alimentos contribuem com a alteração da produção hormonal.

Doença hormonal

Uma das causas comuns que contribuem para o surgimento da espinha é a síndrome dos ovários policísticos. Ela é  uma doença hormonal que aumenta a produção de androgênios, que são hormônios masculinos que atuam no aumento da produção de oleosidade da pele.

Saiba Como Tratar a Acne

O primeiro passo para tratar a acne é começar a criar uma rotina de cuidados para tratar as áreas já afetadas e evitar o surgimento de novas espinhas. Uma das etapas mais importantes é buscar pela Dra. Lilian – Dermatologista em Vitória – ES para que se faça uma análise clínica do seu quadro e, assim, dar início ao tratamento para acne de maneira segura e profissional.

O tratamento para acne depende do tipo de lesão que a pessoa possui e varia de acordo com cada grau, dessa forma, exige-se uma intervenção diferente para cada caso. Em casos mais simples, o tratamento é realizado com a higienização do rosto, a partir de sabonetes e dermocosméticos específicos para o seu tipo de pele.

Em situações mais avançadas, a dermatologista em Vitória/ES pode indicar o uso de medicamentos, como antibióticos, para ajudar o indivíduo a controlar a pele acneica. Além disso, existem alguns procedimentos estéticos que auxiliam no tratamento para acne e espinha, como, por exemplo, a radiofrequência, fototerapia, laser e luz pulsada.

Portanto, para prevenir a acne, é importante cuidar da sua saúde, mantendo uma boa alimentação, hidratação, limpeza da pele e, é claro , manter em dia as consultas regulares com a dermatologista em Vitória/ES.

Se você quer prevenir o surgimento da acne, ou tratá-las para recuperar a autoestima e o bem-estar, entre em contato e  agende sua consulta em nossa clínica dermatológica em Vitória – ES.